Está sendo feito o levantamento de todo material existente no canteiro de obras da ampliação do prédio do Legislativo de Santa Maria, que fica em anexo à atual sede. A obra, orçada em R$ 4,9 milhões, começou em 2012 e está parada desde 2013. Recentemente, o presidente da Câmara, Sergio Cechin (PP), firmou contrato com a empresa Technisan Engenharia Ltda para contratação de um engenheiro que fique à frente do levantamento. A empresa tem experiência em perícias judiciais.
O levantamento, com duração máxima de 30 dias, possibilitará mensurar de forma qualitativa e quantitativa a forma de armazenamento dos materiais existentes já adquiridos. Ao fim dos serviços, a ideia é analisar a possibilidade de um possível reaproveitamento dos materiais. O serviço será executado a um custo de R$ 6,7 mil.
Outra frente de trabalho que também está sendo feita referente às obras da Câmara é quanto à análise das estruturas como, por exemplo, as fundações e colunas que dão sustentação ao prédio. Em até 45 dias, o laudo de um engenheiro apontará se as estruturas são satisfatórias ao porte total da obra.
No ano passado, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) realizou inspeções na obra, que apresenta uma série de inconsistências.